PARLAMENTO 2019 - Elton Weber (PSB) 


Natural de Nova Petrópolis, Elton Roberto Weber, 50 anos (07/06/1968), foi reeleito para o seu segundo mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) na ALRS. Líder cooperativista e defensor dos assalariados urbanos e rurais, obteve 55.645 votos. Seus maiores colégios eleitorais foram Nova Petrópolis (4.227), Caxias do Sul (1.408) e Santa Cruz do Sul (1.365).


Antes de eleger-se deputado estadual, presidiu, por sete anos, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag). Na AL, foi vice-presidente da CPI das Empresas Seguradoras Veiculares e da Comissão Especial do Novo Pacto Federativo. É autor da lei que criou a Região das Cervejarias Artesanais, projeto que envolve 22 municípios.

Weber se compromete a dar continuidade, na 55ª Legislatura, à luta pela ampliação de políticas públicas de desenvolvimento regional, apoio ao empreendedorismo, diversificação de renda e geração de empregos. Deverá atuar também como interlocutor dos municípios na busca por melhor distribuição de recursos federais e estaduais e marcar presença nas frentes parlamentares de apoio ao cooperativismo, erva-mate, fruticultura, vitivinicultura e silvicultura. “Vamos continuar o trabalho que já estamos fazendo, focando nas demandas das comunidades, estimulando a agricultura familiar e priorizando saúde, educação e segurança”, anuncia.

Pretende ainda lutar pela definição de uma nova política para o salário mínimo regional e iniciar um trabalho de revisão da legislação referente à fiscalização das agroindústrias familiares e ao licenciamento ambiental. “Hoje, temos mais burocracia do que eficiência. Precisamos atualizar a legislação para que ela não inviabilize o acesso dos produtores ao mercado. Vamos focar mais nas boas práticas e na segurança alimentar e menos nos trâmites burocráticos e nas questões cartoriais”, sintetiza.

Texto: Olga Arnt