Primeiro negro a ocupar o governo 
do RS é homenageado na Assembleia 


O primeiro negro a presidir a Assembleia Legislativa e, também, a ocupar o governo do estado, o deputado Carlos Santos, dará nome a espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha, sede do Poder Legislativo estadual. A proposição é do deputado estadual Catarina Paladini (PSB). A inauguração e o descerramento da placa ocorrerá nesta quarta (21), durante as atividades da Semana da Consciência Negra do parlamento gaúcho.

Carlos da Silva Santos é natural de Rio Grande. Nascido no começo do Século XX, se destacou pela luta das causas trabalhistas. Foi deputado classista, deputado estadual e deputado federal. Em 1967, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do estado, assumindo o governo do RS em duas ocasiões. Os atos o tornaram o primeiro negro a ocupar a função de governador do estado, além de ser, também, o primeiro a comandar o parlamento gaúcho. Carlos Santos faleceu em 1989, aos 84 anos.



Para homenagear sua luta, a entrada do Palácio Farroupilha, sede do parlamento gaúcho, receberá uma placa que dará nome de “Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos” ao espaço de exposições no térreo do prédio. O deputado Carlos Santos foi o primeiro presidente do atual prédio do legislativo estadual.

Texto e foto: Jonathan Silva - MTE 17465 | PSB