Galeria Deputado Carlos Santos
 é inaugurada na Assembleia 



Foi inaugurada, na tarde desta quarta (21), a Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos. O espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha homenageia o  primeiro negro a presidir a Assembleia Legislativa e, também, a ocupar o governo do estado. A proposição foi do deputado estadual Catarina Paladini (PSB) e o ato fez parte das atividades da Semana da Consciência Negra do parlamento gaúcho.



Carlos da Silva Santos é natural de Rio Grande. Nascido no começo do Século XX, se destacou pela luta das causas trabalhistas. Foi deputado classista, deputado estadual e deputado federal. Em 1967, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do estado, assumindo o governo do RS em duas ocasiões. Os atos o tornaram o primeiro negro a ocupar a função de governador do estado, além de ser, também, o primeiro a comandar o parlamento gaúcho. O deputado Carlos Santos foi o primeiro presidente do atual prédio do legislativo estadual. Ele faleceu em 1989, aos 84 anos.

Durante a homenagem, estiveram presentes os familiares do deputado Carlos Santos, além dos agraciados com o troféu Carlos Santos e com a medalha Zumbi dos Palmares.

Texto e foto: Jonathan Silva - MTE 17465