Weber comemora normativa que libera venda 
de produtos de agroindústrias em todo o RS

Relator da Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber avalia que a partir da assinatura, nesta quinta-feira (13), da Instrução Normativa nº 10/2018, as agroindústrias poderão, finalmente, expandir seu comércio, uma luta de anos do movimento sindical ligado à Fetag-RS.  Pela normativa, que trata da adesão dos municípios gaúchos ao Sistema Unificado Estadual de Atenção a Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF, a partir de agora as prefeituras poderão aderir ao SUSAF Simplificado, dando o direito às agroindústrias de venderem em todo Estado com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM).




Esse era o principal objetivo da Subcomissão criada em 2017 e que durante os seus trabalhos ouviu 1,5 mil pessoas em audiências no Interior e na Capital. O relatório final apontou 34 recomendações no sentido de viabilizar a continuidade ou abertura de empreendimentos familiares ou artesanais. "Era um regramento descabido, que freava o crescimento e causava desestímulo. Hoje, há pelo menos um jovem em 80% das propriedades rurais que têm uma agroindústria em funcionamento, então teremos reflexo na sucessão rural", afirma Weber.

De acordo com o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a normativa, uma construção coletiva, significa um salto para a ampliação de produção e desenvolvimento de empreendimentos. "Passamos anos esperando por este dia, pois não era justo os produtos de tamanha qualidade não serem vendidos em municípios vizinhos ou no Estado. Agora, temos a certeza que muitas famílias permanecerão no campo, continuarão produzindo e industrializando alimentos e tendo mais uma fonte de renda, fator que determinará também permanência de muitos jovens no campo.”

Escrito por Patricia Cardoso | Foto: Alexandre Scheifler