Emoção marca entrega da Medalha da 54ª Legislatura a Tenente da Brigada Militar




Numa cerimônia marcada pela emoção, o deputado estadual Elton Weber entregou, nesta quinta-feira (5), a medalha da 54ª Legislatura ao 1º Tenente da Reserva da Brigada Militar, Jairo Conceição da Rosa, 53 anos, reconhecido por seu trabalho social junto a colegas da corporação.


A solenidade ocorrida no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi acompanhada pelo sub-comandante geral da Brigada Militar, Eduardo Biacchi Rodrigues, diretores da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros Militares do RS (ABAMF), Policiais Militares, familiares e amigos.

Em seu discurso, Jairo Conceição da Rosa enfatizou a importância do trabalho que desempenha há 16 anos como diretor da ABAMF, colaborando para a concretização de projetos de moradia e prestando assessoria jurídica e auxílio a colegas doentes ou feridos no exercício da profissão. O Tenente agradeceu ao deputado o reconhecimento do Parlamento e pediu atenção aos projetos que tramitam na Assembleia para que possam ser feitas melhorias nas condições de trabalho na Brigada Militar. “Esta é uma homenagem que contempla o trabalho de todo um grupo do bem, realizado a várias mãos, em prol de colegas em momentos de dificuldade, quando contam só com a família e Deus”, disse o Tenente.

Weber se comprometeu a estar ao lado da família brigadiana em suas demandas, enumerou os projetos desenvolvidos pelo Tenente Jairo ao longo de décadas de carreira, ressaltou suas origens familiares, seus tios e irmãos adotivos, e discorreu sobre a importância da Brigada Militar para a sociedade gaúcha. Weber lembrou que esta é uma profissão como poucas, em que se escolhe trabalhar assumindo o risco de vida diário. “O Tenente Jairo é um exemplo de quem no seu dia a dia faz o bem ao outro, com ações concretas. Um homem que tem como lema fazer o bem, não importa a quem”, disse.

O deputado refere-se a histórias de apoio como as relatadas pelo policial militar reformado Emerson da Silva, 33 anos, que ficou tetraplégico após ser ferido numa ocorrência de roubo de carro há três anos e meio. Presente à cerimônia, foi aplaudido pelo público. “Continue firme, Emerson. Você é um exemplo de coragem e dedicação, como outros homens e mulheres que não puderam continuar as suas vidas como eram antes”, concluiu Weber.

SAIBA MAIS

Jairo Conceição da Rosa, 53 anos
1º Tenente da Reserva da Brigada Militar
Diretor Assistencial e Habitacional da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho os Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros Militares do RS (ABAMF)
Algumas ações na área assistencial: distribuição de cestas básicas, acompanhamento hospitalar de servidores e familiares e suporte jurídico em demandas médicas.
Alguma ações na área habitacional: desenvolveu projetos importantes como a regularização de imóveis junto à COHAB para beneficiar servidores da Segurança Pública, viabilizou doações de áreas em Bagé, Montenegro, Alegrete para construção de habitações para servidores, participou da organização do primeiro Feirão da Casa Própria em prol dos servidores da área da Segurança Pública e atualmente está envolvido na construção de 54 casas em Montenegro.

Texto: Patricia Meira / Foto: Thais Gonçalves