Reunião da Freemp debateu sobre a
 construção de um Estado empreendedor




Durante a manhã desta quinta-feira (07), foi realizada mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Gaúcho – FREEMP, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O encontro, que ofereceu uma mesa de debates entre representantes de entidades do setor empresarial gaúcho, foi coordenado pela presidente do órgão técnico, deputada Liziane Bayer (PSB), que destacou que o objetivo é promover o debate, além de alinhar ações parlamentares e interlocuções que auxiliem e apoiem os empresários gaúchos em novos empreendimentos e fortalecendo os já existentes.


Durante o encontro, Liziane também falou sobre os resultados esperados e o que precisa ser feito para tornar o Estado mais próspero e empreendedor. “A Freemp tem o objetivo de promover uma construção que favoreça o empreendedorismo, gerando desenvolvimento socioeconômico do RS”, argumentou a parlamentar, destacando que um dos fatores principais para tal mudança é envolver a sociedade como um todo. “Até a própria dona de casa pode desenvolver um espírito empreendedor, por meio de suas ações e convívio com a comunidade, mas temos deixado passar grandes potencialidades do ser humano, por não darmos a devida atenção”, argumentou Liziane.

Ainda, dentro do tema, o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, enfatizou que a mobilização tem que ser em prestigiar os agentes políticos, que tem capacidade e visão quanto ao que tem sido tratado referente ao empreendedorismo. “Precisamos ter articulação entre a Casa legislativa e o poder público. Nós precisamos trabalhar unidos, para lutar em favor do Rio Grande”. O presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Renê Ferreira de Oliveira, salientou que o empreendedorismo é a porta de saída do Estado, “uma cultura empreendedora muda o Estado em todos os seus segmentos”.

Dos encaminhamentos da reunião, a deputada Liziane ressaltou a importância de mobilizar também outros parlamentares da Casa para que participem dessa interlocução. Na oportunidade, citou o trabalho que já tem realizado em diversas cidades do interior do Estado através da ação social “Dia da Graça”, levando solidariedade e prestação de serviços gratuitos a população. “As pessoas querem isso, se formos a comunidade, fora desse âmbito de reuniões, e trazer ao mais simples e comum essa desmistificação da política faremos a diferença”, apontou Liziane, instigando ações e atividades que organizem e ampliem a capacidade de influenciar. Ao final, a presidente da Freemp ainda colocou, que o foco principal do órgão é trazer a visão empreendedora em relação aos projetos que chegam na Casa e trabalhar em conjunto em prol do tema.

Também estiveram participando do encontro: representantes da Celulose Riograndense, ADCE, Fecomércio, Sindilav, Lide, Fiergs, Federasul, Sulpetro e Sebrae, além dos deputados estaduais do PMDB: Tiago Simon (vice-presidente da Freemp), Edson Brum e Fábio Branco.

Foto: Elaine Martins