Empresário Jaime José da Silva recebe a
 Medalha do Mérito Farroupilha 


Na noite desta quarta-feira (20), o empresário Jaime José da Silva recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia gaúcha, por proposição do deputado Catarina Paladini (PSB). A solenidade, ocorrida no Salão Júlio de Castilhos, reuniu autoridades, familiares e amigos do homenageado.

Em seu discurso, o deputado proponente ressaltou a trajetória pessoal e profissional de Jaime, além de sua contribuição para o setor do transporte no RS. "Sua alma é inquieta e não aceita que se acomode. Sorte a do Parlamento gaúcho e a do Rio Grande do Sul, que conta com um empresário qualificado, que conhece como poucos no Brasil não apenas os buracos das nossas estradas, mas também os desafios do nosso desenvolvimento e os obstáculos do setor de transporte", destacou Catarina.



Jaime agradeceu a honraria e a dedicou à família e funcionários das suas empresas. "Considero esta como uma homenagem não somente a mim, mas também a todas as pessoas que dedicaram  e dedicam alguns de seus melhores anos de vida para transformar sonhos em realidade e fazer da Turis Silva e da Fátima empresas cada vez melhores", declarou. Ele destacou ainda alguns conceitos sobre a vida e o trabalho, que aprendeu com os pais, como a simplicidade,a honestidade, a humildade e a dedicação ao trabalho.

Homenageado
Natural de Santo Antônio da Patrulha, Jaime José da Silva começou sua carreira trabalhando, já em Porto Alegre, como vendedor e entregador da madeireira de seu pai, utilizando para isso carroças e, posteriormente, pequenos caminhões. Em 1974, ele e o pai fundam a Transportadora Telmo Silva Ltda.

Buscando sua independência profissional, Jaime saiu da sociedade com o pai na transportadora e passou a atuar por conta própria, tanto como táxi-lotação como dirigindo caminhões e fazendo entregas por todo o Brasil. Em 1983, com a morte do pai, Jaime retornou à transportadora, assumindo sua administração. Em cerca de uma década, a frota da empresa passou de sete caminhões para 80.

Em 1989, funda a Turis Silva Transportes, que especializou-se em viagens de turismo, de compras em São Paulo e, a partir da década de 1990, no fretamento contínuo para indústrias. Em 2000, Jaime fundou a Turis Silva Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos para trabalhar com veículos leves e ônibus no pátio interno do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Em 2011, a família Silva, com Jaime no comando da expansão dos negócios, adquire a empresa Fátima Transportes e Turismo Ltda., atuante no transporte de passageiros urbanos, em Taquari e Triunfo, e intermunicipais. Atualmente, a Turis Silva e a Fátima juntas contam com a colaboração de mais de 500 profissionais.

Jaime já presidiu, em diferentes oportunidades, a Associação das Transportadoras Turísticas do Rio Grande do Sul (ATURS) e o Sindicato das Empresas por Fretamento do Estado do Rio Grande do Sul (SINFRETUR). Também integrou, entre 2010 e 2013, o Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR) e, desde 2007, é diretor da ANTTUR.

Presenças
Também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun; o subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos, Antônio Flávio de Oliveira; o diretor de Transportes Rodoviários, Lauro Hagemann; o diretor superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto; além de vereadores de Porto Alegre; representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Triunfo e Taquari; da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação; da FGTAS; da EPTC; e das empresas Marcopolo e Planalto, entre outros.

Texto: Letícia Rodrigues - Foto: Marcelo Bertani