Aprovada a Semana Estadual de Solidariedade aos 
Municípios Atingidos por Catástrofes Climáticas 




O Projeto de Lei 67/2017, do deputado Catarina Paladini (PSB), que institui o “Dia e a Semana Estadual de Solidariedade aos Municípios Atingidos por Catástrofes Climáticas” foi aprovado por 50 votos a 0 na sessão plenária desta terça-feira (12).

Pela proposição do deputado, o Poder Executivo poderá desenvolver atividades e campanhas no sentido de promover a conscientização da importância da solidariedade entre os cidadãos e as cidadãs. Ainda de acordo com a proposta, o “Dia e a Semana Estadual de Solidariedade aos Municípios Atingidos por Catástrofes Climáticas”, ficam incluídos no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.



Na justificativa do PL, o parlamentar lembra que o Rio Grande do Sul tem sido alvo de grandes catástrofes de ordem climática, deixando milhares de desabrigados, além de feridos e vítimas fatais. Em especial, citou como exemplo o ocorrido em São Francisco de Paula. “O projeto, neste contexto, propõe-se a enaltecer os munícipes, bem como todos os colaboradores envolvidos de forma direta ou indireta na catástrofe climática que assolou aquela cidade, em 12 de março de 2017. Tamanha foi a solidariedade do povo gaúcho em relação à tragédia que entendemos por bem elaborar este PL, cuja aprovação, nesta Casa, significará, simbolicamente, nossa homenagem a todos os que sofreram as agruras das alterações do clima”, sublinhou Paladini.

Entre a noite de segunda-feira (11) e a madrugada desta terça-feira (12), um vendaval atingiu municípios do Interior do Rio Grande do Sul. Há relatos de casas destelhadas e postes caídos em cidades do Vale do Caí, da Serra, da Região Central e do norte gaúcho – onde o temporal causou duas mortes, uma em Ciríaco e outra em Sarandi. Balanço da Defesa Civil contabiliza 21 municípios afetados e 984 casas atingidas desde domingo no Estado.

Texto: Fabiana Calçada - MTE 18693 -  Foto: Wilson Cardoso