Weber apoia mobilização contra
reajuste dos combustíveis 


O deputado Elton Weber (PSB) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (22), para manifestar seu apoio a mobilização dos caminhoneiros no país. Para ele, a Petrobras estabeleceu uma política revoltante de elevação de preços dos combustíveis, que afeta agricultores, caminhoneiros e consumidores.

Ao lembrar a alta acumulada de 56,5% no preço do óleo diesel nas refinarias desde julho do ano passado, Weber frisou que os combustíveis estão entre os principais custos de produção e afetam diretamente os preços dos produtos agrícolas. Durante sua manifestação, destacou que em municípios como São Marcos, Augusto Pestana e Ijuí agricultores levaram tratores para as estradas, engrossando a manifestação. O parlamentar defendeu que nem o setor primário, nem caminhoneiros tem como repassar os reajustes para os preços.



O socialista saudou ainda a iniciativa da direção da Fetag, que emitiu uma nota de apoio ao movimento. A nota diz que está insustentável produzir e trabalhar no Brasil da forma como está sendo conduzida a política de preços dos combustíveis. E que para o agricultor familiar a situação se torna ainda pior, pois além dos combustíveis os demais insumos que compõem o custo de produção aumentam de valor ano a ano, ao contrário dos preços dos produtos que baixam.

Texto: Patricia Meira - MTE 6413 - Foto: Marcelo Bertani