Proposta de Liziane Bayer estimula 
patrocínio ao futebol feminino 


Para estimular o futebol feminino, o projeto de Lei  (PL) 52 2018, de autoria da deputada Liziane Bayer (PSB), determina às equipes femininas a destinação de 5% do valor do patrocínio de empresas públicas ao futebol profissional.

Diz o artigo primeiro do projeto que “as empresas de direito público, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, ao patrocinarem entidades de prática desportiva participantes de competições profissionais, que mantém equipe de futebol profissional, organizadas na forma da Lei n.º 9.615, de 24 de março de 1998, devem destinar 5% (cinco por cento) do valor do patrocínio para a respectiva Federação, que os utilizará para patrocinar competições de futebol feminino”.



Na justificativa, a deputada Liziane Bayer destaca o incentivo dado, nos últimos anos, aos clubes de futebol pelas empresas públicas, “os patrocinadores visam um retorno de mídia e identidade de imagem, já que há grande divulgação do futebol na mídia brasileira”. Sem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do futebol feminino, a modalidade não dispõe de apoio público e privado, destaca a parlamentar, dando o exemplo alcançado pela equipe feminina de basquete, que através de patrocínio de empresa pública garantiu estrutura e estímulo para a prática dessa modalidade esportiva por mulheres. Da mesma forma ela entende que ao destinar 5% dos patrocínios de empresas públicas estará promovendo a estruturação e o desenvolvimento do futebol feminino no Rio Grande do Sul.

“A destinação de 5% do patrocínio recebido por uma agremiação esportiva para que a Federação de Futebol invista e estimule a prática do futebol feminino dará início a uma valorização da modalidade e, com certeza, novas propostas e ideias que se somarão ao presente projeto, em prol do desenvolvimento do futebol feminino gaúcho”, defende a parlamentar.