Bancada do PSB reorganiza núcleos temáticos que 
Irão traçar diretrizes para diversas áreas do Estado


Na noite desta quinta-feira (15) a Bancada do PSB na Assembleia Legislativa realizou um Seminário para reorganizar os núcleos temáticos que, em 2013, realizaram um diagnóstico abordando as perspectivas e desafios de diversas áreas do Rio Grande do Sul, como saúde, segurança e educação. O seminário, de acordo com o coordenador da Bancada e idealizador do projeto, Mário Bruck, é o ponto de partida de um trabalho de estudos e pesquisa que deverá ser concluído em dois meses e resultará na atualização do material, servindo de subsídio na formação de políticas públicas para as três esferas de governo: federal, estadual e municipal.


O material elaborado em 2013 foi resultado do trabalho de oito núcleos: educação, saúde, agricultura, segurança pública, desenvolvimento econômico, políticas sociais, pacto federativo e ciência, tecnologia e inovação. Neste ano, os socialista decidiram incluir mais três: esportes, cultura e gestão e participação popular.

Na abertura do encontro, que reuniu mais de 50 pessoas, e contou com a presença da líder da Bancada, deputada Liziane Bayer, do secretário - geral do PSB, Vicente Selistre, e o do ex-deputado federal, Hermes Zaneti, Mario anunciou que ao final do trabalho deverá ser realizado um encontro com todos os núcleos para estabelecer as políticas transversais que devem ser contempladas. “A segurança pública, por exemplo, requer um trabalho de prevenção, portanto, precisa da educação, da conscientização feita nas escolas junto aos alunos e assim por diante. Todos os núcleos apresentarão um para os outros o que está sendo estudado e pesquisado”, explicou. 

A deputada Liziane Bayer saudou os participantes e defendeu a aproximação com as bases para o exercício da boa política. “Este é o caminho. Ouvir e dialogar para que juntos possamos construir políticas públicas que venham ao encontro dos anseios da sociedade”.

Texto: Fabiana Calçada Foto: Betina Vallandro