Rota Cervejeira na pauta da Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa pode votar em Plenário, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 38/2016, que cria a Rota Cervejeira do Estado. Autor do projeto, o deputado Elton Weber recebeu nesta segunda-feira a confirmação de que o projeto esta na pauta de amanhã. Agora, basta apenas um acordo na reunião de líderes. “Queremos encerrar o ano com a aprovação do projeto para que os municípios que compõe a rota já comecem o próximo anos planejando estratégias para o desenvolvimento de ações de promoção.”

A Rota Cervejeira, inspirada em modelos de sucesso como o do vinho gaúcho, que transformou o Vale dos Vinhedos em atração turística nacional, será formada pelos 14 municípios que integram a Rota Romântica mais a cidade de Feliz. Neste trajeto, são pelo menos 30 cervejarias cadastradas junto às prefeituras, o que colabora para que o Rio Grande do Sul ocupe a segunda colocação no ranking nacional, com 119 empreendimentos.



O Estado vem atrás somente de São Paulo, que possui 122 cervejarias artesanais. Os dados são do Ministério da Agricultura, que até junho deste ano indicava 610 cervejarias deste perfil no país. “O projeto deve impulsionar o desenvolvimento regional do setor turístico, não só estimulando cervejarias que atuam de forma amadora se profissionalizem, mas incrementando renda e emprego em setores como gastronomia e hotelaria”, Explica Weber.

A ROTA
São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Feliz.

Texto: Patrícia Meira