Retirada de quórum adia apresentação de relatório final
 da Subcomissão das Agroindústrias Familiares


A leitura e votação do relatório final da Subcomissão das Agroindústrias Familiares na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, prevista para esta quinta-feira (14), não ocorreu por falta de quórum. Os deputados petistas Altemir Tortelli e Zé Nunes se retiraram da sessão antes do início da apresentação. Relator da Subcomissão, o deputado Elton Weber colocará o relatório na pauta de votação da próxima semana.

Com 109 páginas, o relatório faz 34 recomendações que objetivam simplificar procedimentos e viabilizar a continuidade ou abertura de agroindústrias familiares e artesanais no Estado, agregando renda e colaborando para a permanência do jovem no campo. Atualmente, 1.097 agroindústrias estão regularizadas na Secretaria de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR).



Em 120 dias de atividade, a Subcomissão promoveu sete reuniões Interior, duas em Porto Alegre, realizou três visitas técnicas e reuniu um total de 1,5 mil pessoas. Foram ouvidos agricultores familiares, artesanais, pescadores, feirantes, prefeitos, deputados pesquisadores, fiscais agropecuários, técnicos e representantes de entidades, órgãos de governo e Ministério Público Estadual.

Texto: Patrícia Meira/ foto: Vinícius reis