Weber destaca protagonismo da Piá em Grande 
Expediente pelos 50 anos da cooperativa


O deputado Elton Weber (PSB) homenageou, nesta quinta-feira (26) em sessão plenária da Assembleia Legislativa os 50 anos da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis.

Em seu pronunciamento, ele resgatou a trajetória da cooperativa, atualmente a maior geradora de empregos diretos no município com 1.142 funcionários e 2.433 associados produtores de leite e de frutas. Com atuação em 85 municípios e um leque de 235 produtos, a cooperativa tem investido constantemente no aprimoramento de sua produção.



Emocionado, o deputado lembrou da época em que foi vice-presidente da Piá. “Hoje é um dia de muito orgulho para mim, estar aqui, para homenagear as pessoas que fizeram a história desta cooperativa movida pelo espírito de união e empreendedorismo de seus integrantes, espirito semeado por seus 213 fundadores”, disse Weber, ele próprio um cooperado do grupo. O presidente Jeferson Adonias Smaniotto agradeceu a homenagem em nome da diretoria, colaboradores e associados e recebeu uma placa pela passagem da data.

Durante seu discurso, o socialista citou um a um os ex-presidentes que construíram o caminho exitoso trilhado pela Piá, Werno Neumann, Albano Hansen, João Leopoldo Schaefer, João Egon Link, Vitor Grings e Gilberto Kny, além de Brunilde e Paulo Hansen, os filhos do ex-presidente Albano Hansen, presentes a homenagem. “Todos eles fizeram acontece esta caminhada, iniciada a partir da parceria com o governo alemão que enviou técnicos a região para contribuir com o projeto, tendo como objetivo tornar os agricultores mais competitivos e profissionais.”

Weber fez questão de destacar um a um os nomes dos nove técnicos alemães que realizaram esse trabalho, que contou com a mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no convencimento dos agricultores para aderirem ao projeto. De acordo com o presidente do STR de Nova Petrópolis, Aloisio Utzgi, naquela época os agricultores produziam leite, recebiam pouco e atrasado.

Para encerrar sua exposição o deputado citou desafios e a credibilidade da Piá no mercado brasileiro. números que espelham a importância social e econômica da Piá, destacando que neste meio século a produção diária foi amplia da de 2 mil para 450 mil litros de leite, carro chefe da cooperativa. “É uma justa homenagem ao pioneirismo e a importância social e econômica da Piá não somente para o Estado mas para o Rio Grande do Sul e o país”, reforça Weber.

Participaram da cerimônia o superintendente do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini; o
secretário da Agricultura, Ernani Polo; o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Rosi; o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Rodrigo José dos Santos; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, além dos presidentes da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e da Fecoagro, Paulo Pires.

Texto: Patrícia Meira