Weber cobra ação do Itamaraty em caso de embargo chileno à produção avícola

O deputado estadual Elton Weber (PSB) estará em Brasília nesta quarta-feira (11) para audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novaki, às 14h30, para reforçar a pressão pela derrubada do embargo do Chile aos produtos avícolas do Rio Grande do Sul. A restrição se mantém desde 2006 quando foi detectada a doença de Newcastle no Estado.


 A solicitação de interferência do deputado partiu da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV). “Vamos cobrar que o Itamaraty seja urgentemente acionado já que não há argumentos técnicos que justifiquem a manutenção da restrição. Isso já deveria ter acontecido.” Segundo o diretor executivo da ASGAV, José Eduardo dos Santos, o mercado chileno não figura entre os principais consumidores do mundo, mas o embargo funciona como um selo negativo na credibilidade internacional da carne gaúcha junto a outros mercados. “Tínhamos a expectativa de que o Rio Grande do Sul fizesse parte do roteiro da inspeção na área genética que acontecerá no Brasil, mas isso não se confirmou. A situação é extremamente preocupante, por isso, pedimos o auxílio do deputado.”

Na reunião com Novaki, Weber também solicitará a revisão da Instrução Normativa 37, que estabelece critérios para manutenção do status fitossanitário do cancro cítrico, com adequação das normas relativas a pequenos agricultores e produtores de orgânicos. E reforçará a necessidade de suspensão das importações de lácteos do Mercosul, especialmente do Uruguai.

Texto: Patricia Meira