Tenente Portela busca financiamento via Lei Estadual de Incentivo à Cultura para realização de projeto da Expotenpo




O deputado Catarina Paladini acompanhou uma comitiva do município de Tenente Portela, liderada pelo vice-prefeito Valdir Machado Soares, em reunião com o colegiado do Conselho Estadual da Cultura, na tarde desta quarta-feira (18).  O grupo busca financiamento para o projeto 1º Palco X – Atrações Culturais da Expotenpo 2017, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC). 

Como o projeto não foi recomendado para avaliação coletiva do Conselho, em uma primeira análise, será encaminhado recurso para nova apreciação. Caso seja aceito, o projeto segue para avaliação coletiva, de acordo com a regulamentação vigente do Sistema Pró-Cultura/RS.


A Expotenpo foi realizada pela primeira em uma iniciativa pioneira do empresariado local, em dezembro de 1993. Naquela oportunidade, a feira não teve continuidade e atravessou um período de doze anos em que não foi realizada. Em 2005, ano em que se comemorou o jubileu de 50 anos de emancipação política e administrativa do município, a Expotenpo foi reeditada, voltando a ser realizada com êxito, reafirmando-se como um projeto importante para mostrar os grandes diferenciais competitivos do município, inserido em uma região estrategicamente importante. "Além do comércio, indústria e serviços que são mostrados na feira, há espaço privilegiado na feira para a Mostra da Cultura Indígena, Mostra do Artesanato, Mostra da Agricultura Familiar e Mostra de Pequenos Animais", destacou Catarina 

Já passaram pelo palco da Expotenpo grandes nomes da música rio-grandense e brasileira, como Nenhum de Nós, Maskavo, Tchê Garotos, Engenheiros do Hawaii, Papas da Língua, Luiz Marenco, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Tchê Barbaridade, Cesar Menotti e Fabiano, Teodoro e Sampaio, Conrado & Aleksandro, Joca Martins, Luís Carlos Borges, Grupo Rodeio, Capital Inicial e Jota Quest.

Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Divulgação