Subcomissão reúne nove municípios
 em Bom Jesus na segunda-feira



Excesso de burocracia e dificuldade em atender a pré-requisitos exigidos para a venda de produtos da agricultura familiar em nível estadual são os principais gargalos enfrentados em nove municípios que participam, na segunda-feira (9), da reunião da Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, em Bom Jesus.

Além de representantes do município, foram convidadas lideranças, produtores e autoridades de São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Campestre da Serra, Lagoa Vermelha, Caseiros, Barracão, Machadinho, Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Pinhal da Serra.



De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Jovenil Silveira Pereira, o grande desafio é expandir a comercialização de produtos para o restante do Estado. Com o carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a produção não pode sair do município e o município não absorve toda a produção”, explica Pereira.

Segundo o deputado estadual Elton Weber (PSB) as sugestões encaminhadas durante os trabalhos da subcomissão irão compor um relatório que indicará adaptações necessárias para que as leis sejam adequadas ao porte e peculiaridades dos pequenos empreendimentos. A subcomissão já realizou reuniões na Expointer, em Caxias do Sul, Pinhal Grande e Cachoeira do Sul. A última reunião acontece em Santo Antônio das Missões, no próximo dia 27. O relatório deve ser concluído entre 15 e 30 de novembro.


SERVIÇO

Reunião da Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa

QUANDO: 9 de outubro, às 14h

ONDE: CTG Presilha do Rio Grande, em BOM JESUS