Subcomissão das Agroindústrias amplia
 calendário de reuniões no Interior


Sessenta dias após sua primeira reunião, em 28 de agosto, na Expointer, em Esteio, a Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizará reunião nesta sexta-feira (27), em Santo Antônio das Missões.

Será a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O relator da subcomissão, deputado Elton Weber irá ouvir os problemas dos agricultores em relação a normas, legislações e ações de fiscalização.


Motivado pela intensa demanda dos municípios, Weber ampliou o calendário de reuniões no Interior do Estado, que inicialmente seria encerrado nesta sexta. Além dos seis debates previstos, haverá um encontro no dia 17 de novembro, em Lajeado. Neste mês, a subcomissão já havia feito uma reunião extra em Santo Ângelo. Ainda assim, a apresentação do relatório final está mantida para entre 15 e 30 de novembro.

Além dos relatos de agricultores familiares, pesquisadores, técnicos, fiscais e representantes de autoridades federais, estaduais e municipais, a subcomissão está recebendo sugestões de modificações de legislações. A expectativa é que na semana que vem Fetag, Famurs e Ministério Público Estadual apresentem proposições neste sentido. “Quando iniciamos este trabalho tínhamos uma expectativa de demanda que foi superada. Também descobrimos que os entraves são superiores. Portanto, foi necessário ampliar as reuniões de trabalho”, concluiu Weber.

Texto: Patrícia Meira