Relatório da Subcomissão pode indicar 
criação de equipes multidisciplinares


 A necessidade da criação de equipes multidisciplinares que dominem o processo produtivo foi apontada durante a reunião da Subcomissão de Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa ocorrida nesta segunda-feira (2), durante a Feapec, no parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul.  As equipes seriam constituídas por profissionais da área técnica como veterinários, engenheiros de alimentos e técnicos agrícolas.
 
 De acordo com o relator da Subcomissão, deputado estadual Elton Weber, a Subcomissão buscará subsídios junto a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para verificar qual seria o modelo ideal para a composição deste tipo de grupo, que poderia ser instituído em lei. "Essa poderá ser uma indicação no nosso relatório que será apresentado em novembro", antecipou Weber. Veterinária e professora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Uergs – Unidade Encantado, Magnólia Martins Erhardt, este seria um modelo bastante interessante para resolver alguns entraves que freiam a atividade.
 

A falta de profissionais técnicos para capacitação e acompanhamento da produção foi apontada pela agricultora Luciana Piovesan, que teve o estabelecimento fechado pela fiscalização no primeiro semestre e será obrigada a investir R$ 30 mil para reabrir, o que só deve acontecer no primeiro trimestre de 2018. "Não nos basta interpretação da lei, precisamos de profissionais que entendam da atividade, de processos e da produção local", disse Luciana.
 
Presente a reuniãoo presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, reforçou que os custos altos e a falta de um tratamento diferenciado para agroindústria familiar estão prejudicando a expansão do segmento, que tem tudo para crescer." A legislação tem de ser clara e diferenciada", defendeu Silva.
   
 Ao representar a Câmara Federal, o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch, garantiu que levará os pleitos à Brasilia. A Subcomissão foi criada para revisar a legislação e as regras de fiscalização a partir da demandas do presidente do STR Cachoeira do Sul, Diego Kiefer, após agroindústrias serem fechadas no município.
   
Também estiveram presentes governo, entidades, universidades, autoridades locais e vereadores. O vereador Noeli Castelo (PSB) pediu que a Subcomissão resolva de vez este problema que afeta a comunidade. As próximas reuniões da Subcomissão acontecerão em Bom Jesus (9/10) e Santo Antônio das Missões (27/10).

Texto: Patrícia Meira