Liziane Bayer participou de lançamento do projeto de eliminação do câncer do colo do útero 



A deputada Liziane Bayer (PSB), que tem entre suas frentes de luta a saúde da mulher, participou do lançamento do projeto que objetiva a eliminação do câncer do colo do útero no município de São Pedro do Sul, sua terra natal, na sexta-feira (06), durante audiência na prefeitura da cidade. O ato reuniu o chefe do executivo, prefeito Victor Doeler e o coordenador do programa piloto no país, o médico ginecologista Paulo Naud, professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).



Presentes na reunião, a secretária de Saúde, Deyse Doeler; a coordenadora das equipes de saúde da Secretaria da Saúde, Beatriz Essi; o diretor de Turismo, Amaral Machado; o secretário de Agricultura, Paulo Gobus; os vereadores Guga e pr. Bruno Pinheiro; o chefe de gabinete de Liziane, Sergio Teixeira; a coordenadora de pesquisas, Rayssa Mello, a coordenadora de projetos, Viviane Pacheco, da equipe de Naud; e a assessora jurídica da prefeitura, Marisa Mullazzani Zaboetzki. O deputado federal José Stédile (PSB-RS) foi representado por seu assessor Rogério Xavier.
Na sequência da reunião, Naud explanou o projeto para médicos, enfermeiros e atendentes na Unidade Estratégia de Saúde da Família 04, explicando a opção por São Pedro do Sul que, além de ser terra natal de Liziane, possui uma população pequena, ideal para a implementação do trabalho que contará com recursos de emendas parlamentares.

A deputada Liziane pediu o engajamento de todos os envolvidos para o sucesso do case que visa salvar a vida de mulheres com idade entre 30 e 64 anos, eliminando o câncer do colo do útero a exemplo do que ocorre em Mônaco, já que o programa adotado segue a mesma linha e obteve resultados. “Estamos com essa oportunidade nas mãos, com um número populacional excelente para um trabalho de sucesso, apoio de instituições como a OMS e o Inca, além de recursos oriundos de emendas parlamentares”, destacou.

O lançamento do programa para a comunidade são-pedrense e região deverá ocorrer em dezembro.

Hospital Municipal de São Pedro do Sul
Na ocasião, a deputada Liziane ainda visitou o Hospital Municipal de São Pedro do Sul acompanhada do prefeito Victor Doeler, da diretora da instituição, Jane Fortes, e da coordenadora das equipes de saúde da Secretaria da Saúde, Beatriz Essi. Ao chegar foi cumprimentada por munícipes que estavam na frente da instituição.
Santa Maria
O tema também foi destaque das entrevistas concedidas pela deputada Liziane Bayer à Tv Pampa e ao jornal Diário de Santa Maria, no mesmo dia. A parlamentar também falou sobre a sua Lei Outubro Rosa (14758/2015) instituída no Rio Grande do Sul para apoiar a promoção de ações de prevenção ao câncer de mama, prioritariamente, pelos órgãos de saúde do Estado.

Raquel Quevedo - MTE 18275 | PSB - 17:10-09/10/2017 - Foto: Elaine Martins