Governo federal pedirá painel na OMC 
contra embargo chileno a produtos avícolas



O governo brasileiro apresentará nos próximo dias à Organização Mundial do Comércio (OMC) um pedido de abertura de painel contra o Chile pela manutenção do embargo aos produtos avícolas do Rio Grande do Sul.


Desde 2006, o setor tenta resolver, sem sucesso, a proibição de exportação para aquele país. A informação foi repassada pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novaki, ao deputado estadual Elton Weber e a representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Asgav. A restrição está em vigor desde casos de NewCastle já superados há anos. “Saímos confiantes de que agora a diplomacia entrará em campo”, disse Weber.

No encontro, Novaki reafirmou que o país irá suspender as importações de leite do Uruguai para averiguações de triangulação, conforme anunciado pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi. A decisão era cobrada há meses pela Fetag devido ao impacto sobre o preço pago aos agricultores familiares. Weber espera que a promessa seja cumprida.

Texto: Patrícia Meira