Deputado Weber homenageia 50 anos da Piá
em Grande Expediente na Assembleia Legislativa 



Nesta quinta-feira (26), o deputado Elton Weber (PSB) vai ocupar o espaço do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa para prestar uma homenagem aos 50 anos da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis. Em seu pronunciamento, a partir das 14h, o deputado vai resgatar a trajetória da cooperativa, atualmente a maior geradora de empregos diretos no município. No total, são 1.142 funcionários e 2.433 associados produtores de leite e de frutas.

A cooperativa atua em 85 municípios e distribui seus 235 produtos nos três estados do Sul e em parte de São Paulo. Além dos demais parlamentares, a cerimônia contará com a presença do presidente da Piá, Jeferson Adonias Smaniotto, do vice-presidente, Darcísio Inácio Braun, e do secretário Rogerio Klering e autoridades estaduais.


Nos últimos cinco anos, a Piá investiu ao redor de R$ 100 milhões para ampliação da capacidade de produção. A partir de agora, o foco será voltado para a expansão da linha de produtos e de serviços prestados aos associados. Para trazer tendências ao consumidor brasileiro, a Piá manterá sua metodologia de buscar novidades em feiras e empresas da Europa, especialmente Alemanha, Espanha e França.

O leite é o carro-chefe da Piá desde o começo de sua produção, quando eram processados 2 mil litros por dia até chegar aos dias atuais, quando o volume diário ultrapassa 450 mil litros. A partir da década de 1980, a cooperativa passou a fabricar iogurtes e hoje se consolidou como a marca de lácteos mais lembrada do Rio Grande do Sul de acordo com pesquisas realizas no ano passado.  “É uma justa homenagem ao pioneirismo e a importância social e econômica da Piá não somente para o Estado mas para o Rio Grande do Sul e o país”, reforça Weber.

Patricia Meira Cardoso - MTE 64413 | PSB - 13:35-23/10/2017 - Foto: Marcelo Bertani