Deputado Catarina participa da abertura
 oficial da colheita do tabaco

 


Na última sexta-feira (27), o deputado Catarina Paladini (PSB) participou da primeira edição da abertura da colheita do tabaco, que a partir de agora passa a integrar o calendário oficial do Estado. O ato aconteceu propriedade de Antônio Alcir Coutinho, em Venâncio Aires.

O Brasil é o 2º maior produtor mundial de tabaco, atrás somente da China. A estimativa da Afubra para a próxima safra (2017/2018) é de que sejam colhidas 693 mil toneladas de folhas de tabaco no país, sendo quase a metade (307 mil toneladas) no Rio Grande do Sul. Na última safra (2016/2017), o Rio Grande do Sul colheu 344 mil toneladas de folhas. Isso gerou uma renda de R$ 2,94 bilhões para os produtores e R$ 1,65 bilhão em exportações.


Segundo o SindiTabaco, o Rio Grande do Sul é responsável por metade da produção nacional. Além disso, o tabaco representa 10% de tudo que o estado exporta. A atividade está presente em 238 municípios, sendo que Canguçu, Venâncio Aires e São Lourenço lideram o ranking brasileiro. Com a mão de obra, a atividade envolve diretamente 300 mil pessoas, além dos 40 mil empregos na indústria. 

Entre as autoridade presentes, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto (PSB), e o deputado federal Heitor Schuch (PSB), que é autor da Lei 14.202 que instituiu o Dia do Produtor do Tabaco no Estado, comemorado no dia 28 de outubro.