CCJ aprova criação de Rota Cervejeira no Estado


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (24), por 11 votos a zero, o parecer favorável do deputado João Fischer (PP) ao Projeto de Lei 38/2016 do deputado estadual Elton Weber (PSB) que cria a Rota Cervejeira do Rio Grande do Sul, abrangendo a Rota Romântica e o município de Feliz.

O projeto busca o fortalecimento do turismo nesta região de predominância germânica, com longa experiência na produção de cerveja artesanal. O deputado pretende que o projeto seja votado em Plenário ainda neste ano. Por isso, pedirá sua inclusão na ordem do dia na semana que vem.



Weber lembra que a cerveja artesanal deve seguir o mesmo caminho percorrido pelo vinho gaúcho, que transformou o Vale dos Vinhedos num dos principais destinos turísticos do país. “Os imigrantes cultivam a tradição cervejeira, constituíram sua fabricação. É um projeto muito importante, irá fomentar a integração turística, o apoio à produção gaúcha e o desenvolvimento regional.”

Segundo o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, a aprovação do projeto em Plenário será um importante passo na busca pela denominação geográfica da região como produtora de cerveja artesanal, o que irá beneficiar o desenvolvimento do turismo, alavancando outros tantos setores como hotelaria, comércio e gastronomia. “Nosso objetivo é virar uma referência em cervejas artesanais de qualidade no país.” Atualmente, a Rota Romântica é composta por 14 municípios.

Texto: Patrícia Meira