Catarina participa de audiência pela permanência 
da UERGS em São Francisco de Paula



O deputado estadual Catarina Paladini participou na quarta-feira (11) da audiência pública, proposta pelo PSB de São Francisco de Paula, que tratou da permanência da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) no município. Catarina destacou que a manutenção e fortalecimento da Universidade é uma das bandeiras de seu mandato. “Acompanho a Universidade desde 2007. Sabemos da dificuldades enfrentadas, assim como sabemos que o papel principal da UERGS é o desenvolvimento regional. A Universidade não quer apenas permanecer no município, ela quer construir alternativas de desenvolvimento para o Estado e para a Região”, defendeu. Na avaliação do deputado, ao invés de trocar a sede da instituição para Gramado é preciso reunir esforços para criar as condições necessárias para o fortalecimento da UERGS. Neste sentido, Catarina anunciou que indicou duas emedas ao Orçamento do Estado para 2018, contemplando a Universidade. “Destinei um total de R$ 400 mil para custeio e infraestrutura da UERGS no próximo ano. Vamos trabalhar para efetivar de fato esta rubrica para que a Universidade possa crescer”.

O deputado também encaminhou uma reunião de trabalho junto as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para além da ampliação da UERGS construir um plano de manutenção paliativo. Durante a audiência também ficou acordado que a Prefeitura fará reparos em uma área cedida pela Escola Antônio Francisco da Costa Lisboa, para que a UERGS possa se instalar.
A audiência proposta pelo secretário de Proteção Ambiental, vereador licenciado Alexandre Bossle (Coruja), contou com a presença de diversas lideranças, bem como como representantes das secretarias de Educação e do Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia, e da reitoria da Universidade.

Texto: Fabiana Calçada - MTE 18693/ Foto: Divulgação