Bancada do PSB recebe vereadores de Bagé




A bancada do PSB recebeu durante a reunião-almoço desta terça-feira (04) uma comitiva de vereadores de Bagé - Luis Alberto Gonçalves Silva (PSB), Maria Beatriz de Souza (Rede), Mario Augusto Lara Dias (PDT), Lelio Nunes Lopes Filho (PT), Júlio Cesar Jardim (PMDB) e Rafael Fuca (PT) - para tratar do corte de verbas do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A medida pode inviabilizar o serviço em Bagé e outros municípios do Estado.

Os vereadores pediram apoio para suspender a resolução que está sendo proposta pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que modifica as diretrizes estaduais para organização da rede de transporte sanitário do SUS, em especial o item que veda a cobrança de procedimentos de transporte e ajuda de custo no SIA/SUS pelos municípios. “Entendemos que as decisões do governo que alcançam cidadãos em vulnerabilidade, especialmente no que diz respeito a saúde, devem ser amplamente debatidas e discutidas com os interessados e atingidos pela medida”, argumentou o vereador Luis Alberto Silva. 

Além dos deputados Catarina Paladini, Liziane Bayer e Elton Weber, participaram da reunião o coordenador da Bancada Mário Bruck, e o chefe de gabinete da deputada Liziane, Sérgio Teixeira. 

À tarde, o deputado Catarina Paladini acompanhou a comitiva na Secretaria da Saúde, onde entregaram um ofício pedindo a suspensão da tramitação da proposta de resolução que altera as regras atuais do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).