Agroindústrias de Santo Ângelo
 apresentam queixa contra promotoria


Proprietários de agroindústrias familiares de Santo Ângelo cobraram que a Promotoria Pública Estadual pare de usar dois pesos e duas medidas no controle da atuação de empreendimentos no município.

Segundo os agricultores familiares, o rigor aplicado nas fiscalizações das agroindústrias é muito maior do que o dispensado, por exemplo, às concessionárias de energia elétrica quando os produtores perdem seus produtos por falta de energia elétrica prolongada. A queixa chegou à Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em reunião de trabalho na quinta-feira (19), no município. "Foram relatados casos graves, de abuso da fiscalização e produtores tratados como criminosos, isso é inconcebível e está acontecendo em outros pontos do Estado", adverte o relator da Subcomissão, deputado Elton Weber.


A Subcomissão encerra seus trabalhos no Interior no próximo dia 27, em Santo Antônio das Missões. A previsão é que o relatório final com indicações do que pode ser feito para melhorar a legislação e a fiscalização seja concluído na segunda quinzena de novembro. Além dos depoimentos, a Subcomissão está recebendo contribuições de entidades, universidades e Poder Público.


Escrito por Patrícia Cardoso