Agricultores apontam sugestões para mudar legislações
 das agroindústrias em Santo Antônio das Missões



Quase cem agricultores participaram da reunião da Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizada nesta sexta-feira (27), em Santo Antônio das Missões. Os relatos fortes de agricultores familiares e associados de cooperativas apontaram dificuldades de regularizar a atividade ou permanecer no mercado em diversos segmentos.

Um dos casos é do produtor João batista Ghisleni, que desistiu da agroindústria de queijo e leite devido a ação da fiscalização, as exigências da legislação e a falta de apoio municipal. Com isso, o filho abandonou o campo para trabalhar como assalariado. “Infelizmente, a realidade é essa aí, não temos mais apoio de ninguém”, lamentou. Tertuliano Matoso Lopes também impressionou ao apresentar as dificuldades diárias.



Agroindústrias de vinho e cana-de-açúcar enfrentam problemas semelhantes na região. Relator da subcomissão, o deputado estadual Elton Weber, disse que um dos reflexos do atual cenário nas agroindústrias é o comprometimento da sucessão rural. “Foi uma reunião com depoimentos muito fortes de pessoas que acabaram por abandonar a atividade.”

Weber acrescenta que o encontro também foi o que apresentou o maior número de sugestões práticas do que pode ser feito para melhorar a situação. Dentre elas, a simplificação de processos de produção, a validação de cursos profissionalizantes e de capacitação como uma das etapas de legalização e adoção de análise somente do produto final quando os controles da propriedade estiverem em dia. Presente à reunião, a diretora da Fetag Elisete Hintz falou sobre a importância das agroindústrias para a agricultura familiar e o fortalecimento do movimento das trabalhadoras e trabalhadores rurais.

A subcomissão encerra suas atividades a campo em 17 de novembro, em Estrela. O relatório final deve ser apresentado até o final do próximo mês. A expectativa é que na semana que vem Fetag, Famurs e Ministério Público Estadual apresentem proposições para readequação de legislações.

Texto: Patrícia Meira