Weber visita Pavilhão da Agricultura Familiar 
e enfatiza a força das agroindústrias 



O deputado Elton Weber visitou, nesta sexta-feira (1º), os expositores da 19ª Feira da Agricultura Familiar na 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. E os relatos foram de surpresa positiva com o movimento de consumidores diante da crise financeira do Estado. Em seis dias, os negócios atingiram R$ 1,61 milhão, uma elevação de 32% em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com os dados da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).  Para Weber, a superação baseia-se na qualidade dos produtos oferecidos pelos 201 empreendimentos familiares, envolvendo1.340 famílias de 118 municípios gaúchos. O parlamentar acrescenta que o aprimoramento dos produtos e a profissionalização dos empreendimentos conquistou, ao longo dos anos, o público urbano que circula na Expointer.



De acordo com o assessor da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli, somente na quinta-feira o faturamento foi de R$ 316,9 mil. Antes do início da exposição, Rabaioli previa manutenção das vendas.Para o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, uma conjunção de fatores como tempo bom, maior espaço de circulação no pavilhão, instalação de sistema de climatização, além da melhoria contínua, diversidade e segurança alimentar dos produtos têm conquistado cada dia mais consumidores."Nossa previsão é de recorde até o encerramento no domingo", diz Minetto.

Apesar do sucesso, os donos de agroindústrias manifestaram preocupação ao deputado porque, encerrada a feira, eles voltam a enfrentar os entraves de leis e regras de fiscalização, além dos obstáculos para venda estadual no caso daqueles que possuem somente inspeção municipal. Para tentar resolver a situação, a Subcomissão das Agroindústrias familiares da Assembleia Legislativa, coordenada por Weber, fará um circuito a partir do dia 11 pelo Interior, com a primeira parada em Caxias do Sul.

Texto: Patricia Meira Cardoso - Foto: Thaís Gonçalves