Weber defende regularização de aluguéis de temporada 


O deputado estadual Elton Weber (PSB) usou a Tribuna, nesta quarta-feira (27),da Assembleia Legislativa para defender a iniciativa de empresários da Região das Hortênsias que, recentemente, lançaram uma campanha contra o turismo ilegal. O SindTur Serra Gaúcha está preocupado com os impactos dos sites coletivos, aluguel de temporada, transporte irregular de turistas e venda de passeios pelas ruas por pessoas despreparadas e sem credenciamento de guia.


 O Turismo Legal inclui páginas em redes sociais e um canal de WhatsApp para denúncias. A concorrência desleal já provocou a queda de 15% a 20% na taxa de ocupação dos hotéis da região, causa desemprego, estimula a ilegalidade e coloca em risco a segurança das pessoas num setor reconhecido pela sua organização e profissionalismo, um turismo forte, que investe na qualidade dos seus processos e capacitação de seus funcionários, argumenta o deputado. “Não somos contra a concorrência, desde que ela seja legalizada, regulamentada e garanta as mesmas condições de trabalho a todos. O que acontece hoje é especulação imobiliária, descumprimento de leis trabalhistas e até fraudes, com alugueis de imóveis que não estão para alugar.”

Dados do SindTur Serra Gaúcha indicam que o setor gera 10 mil empregos diretos em Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, além de alavancar outras 2 mil empresas como bares, restaurantes, agências de turismo e lojas.

Patricia Meira Cardoso - MTE 64413 | PSB - 16:42-27/09/2017 - Foto: Marcelo Bertani