Weber critica governo federal em mobilização 
contra importações de leite em Jaguarão



Um dos articuladores de negociações envolvendo medidas que garantam competitividade a agricultores familiares que produzem leite, o deputado Elton Weber participou, nesta quinta-feira (14), da mobilização contra as importações do Uruguai, em Jaguarão, na fronteira com o país vizinho.

Em seu discurso para os produtores, Weber criticou o governo federal e voltou a defender a suspensão das importações até a adoção de cotas. Nesta semana, uma reunião com presença do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, em Brasília, a União não deu sinais de que irá resolver o problema, que derruba os valores pagos no meio rural. "Nós queremos que o leite seja valorizado, do jeito que está, não dá. Até parece que o governo brasileiro não está mais controlando as coisas, está mais preocupado em se salvar das acusações das maracutaias do que resolver o problema do produtor."



Durante a mobilização, que reuniu mais de mil agricultores de diversos pontos do Rio Grande do Sul, o grupo bloqueou a Ponte Internacional Barão de Mauá por mais de uma hora. Com o protesto, a Fetag quer chamar atenção para revisão dos incentivos fiscais para a importação; a revogação dos Decretos nºs 53.059/2016 e 53.184/2016; a criação de cotas de importação de lácteos do Uruguai sem a liberação automática; as compras governamentais de lácteos; a criação de um programa de controle de estoques; as políticas de incentivo e fomento para a cadeia produtiva do leite e, ainda, a revisão dos preços mínimos do leite. Durante este semestre, o preço do litro recebido pelo agricultor recuou de até R$ 0,20.

Texto: Patrícia Meira