SDR fortalece agroindústrias em Nova Petrópolis


O deputado estadual Elton Weber e o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto participam, nesta sexta-feira (15), da inauguração de três agroindústrias familiares em Nova Petrópolis. A implantação foi apoiada por recursos do Feaper e do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Todos os empreendimentos são participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela SDR. Com as inaugurações, o município passará a contar com cinco agroindústrias regularizadas através do programa estadual. Outras quatro estão com o processo em andamento, segundo o Escritório da Emater.



O primeiro ato ocorreu na Agroindústria Familiar do Vale nesta manhã e contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos e o presidente Aloisio Utzig. A agricultora Ilsi Nienow acredita que a regularização permitirá ampliar os pontos de venda da produção familiar. Atualmente, ela e o marido Antônio produzem e vendem cerca de 300 potes de geleia, 200 pacotes de biscoito e 100 pães e cucas na feira de Nova Petrópolis. No futuro, a intenção é chegar a feiras de São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Coordenador da Subcomissão de Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado enfatiza que a agroindustrialização é hoje importantíssimo instrumento de agregação de renda na pequena propriedade e, por isso, precisa ser estimulada, não ser vítima da burocracia, que retarda o desenvolvimento. “Esperamos com o trabalho da subcomissão garantir um ambiente legal para a aceleração do desenvolvimento deste setor no Estado.”

O ROTEIRO

10h – Inauguração Agroindústria Familiar do Vale
Produtos: geleias, figos cristalizados, biscoitos, cucas e bolos
13h45min – Inauguração Agroindústria Aromas do Sítio
Produtos: geleias de flores comestíveis e frutas, fígado e doce cremoso
15h30 - – Inauguração Agroindústria Casa Sander
Produtos: geleias de frutas.

Texto: Patrícia Meira