Na tribuna, Catarina defende unidade
 política em prol da UERGS


O líder da bancada do PSB, deputado Catarina Paladini, usou a tribuna na tarde desta terça-feira (12) para falar da crise das universidades e institutos federais, que enfrentam redução de seus recursos e têm ameaçado a manutenção dos serviços prestados. Paladini destacou os avanços dos últimos anos, com a ampliação de vagas através de programas como o Reuni e Prouni, mas alertou para a grave crise que atinge o ensino superior do país. Em sua fala o parlamentar elogiou a Assembleia Legislativa, que encaminhou através da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Federais a deliberação, por meio da bancada federal gaúcha, para a manutenção das universidades. 

Catarina aproveitou para fazer um apelo aos deputados para que a mesma unidade política em torno das universidades e institutos federais, nas quais o parlamento gaúcho não tem gerenciamento e grau de intervenção, além da mobilização política, possa ser aplicada a UERGS, no que diz respeito à sua manutenção e ampliação. “A universidade não quer só existir, ela quer ter grau de intervenção, de participação na construção do desenvolvimento do Estado. Há poucos dias comemoramos os 16 anos da UERGS, onde todas as bancadas reconheceram a importância da instituição. Quero ressaltar que são poucos os estados que tem uma universidade estadual. São 24 municípios no RS que tem a sorte de ter uma universidade comprometida com pesquisa, extensão e capacidade de trabalhar a dinâmica das potencialidades regionais”, disse.


Por fim, Catarina fez um apelo para que os deputados se unam para ampliar a rubrica financeira destinada a instituição para que ela possa honrar seus compromissos, os contratos emergenciais, na lógica de substituir um pequeno número de professores que “rodam o Estado, se deslocando de uma região a outra para poder levar o conhecimento aos estudantes”. “Isso são coisas mínimas e nós temos aqui a capacidade de executar com a unidade política deste parlamento em consonância com o executivo. Essa luta não é só minha, do PSB, é de todos nós que queremos ter uma Universidade cada vez mais forte, consolidada e intervindo de forma direta e positiva na sociedade gaúcha”. 

Texto: Fabiana Calçada/Foto: Vinicius Reis