Deputado participa de reunião de trabalho para tratar 
do transporte metropolitano entre Guaíba e Porto Alegre


No final da manhã desta terça-feira (19), foi realizada uma reunião de trabalho na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), presidida pelo conselheiro Alcebidi Adil Santini, para solucionar as reclamações dos usuário do transporte metropolitano entre Guaíba e Porto Alegre. Com a presença do deputado estadual Catarina Paladini (PSB), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Público na Assembleia Legislativa, que tem tratado do assunto, foi definido a criação de um grupo de trabalho, envolvendo vários órgãos e representantes da União das Associações de Moradores de Guaíba e da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab) para buscar uma solução para as reivindicações. Entre elas, a superlotação, descumprimento de horários, tarifas e a exclusão de linhas e itinerários sem o conhecimento da população de Guaíba e Eldorado do Sul. 


Neste sentido, Catarina sugeriu que a empresa prestadora do serviço, a Expresso Guaíba, garanta mais publicidade para retirada das linhas, uma das queixas da população. “Ouvir e comunicar os usuários atingidos por essas mudanças e cortes de linhas diretas é uma medida que não envolve custos para empresa e já é um grande passo para construirmos um entendimento”, defendeu o deputado. O gerente de Operações da empresa, Flavio Piccoli, alega que "o transporte coletivo no Brasil vem sofrendo uma queda no número de passageiros no decorrer dos anos, por isso se faz necessário o ajuste do número de viagens de acordo com a demanda existente de passageiros para garantir o equilíbrio econômico e financeiro do serviço prestado".  

Catarina também sugeriu ao chefe do Departamento de Gestão do Transporte Metropolitano da Metroplan, Danilo Landó, que fosse encaminhado a possibilidade de as decisões sobre as linhas e itinerários passarem pelo conselho da Fundação, que conta com representantes das Associações Comunitárias e Moradores de Bairros. Também ficou determinado que a empresa apresente no próximo encontro, com data a ser definida, o estudo realizado para alteração nas linhas. 

A reunião de trabalho contou com a presença de associações comunitárias, Metroplan, Agergs, da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab), EPTC, Brigada Militar, Defensoria Pública, Procon, do Executivo de Guaíba, e também dos vereadores Rogerio Munhoz e Tigre João Cardoso (Eldorado do Sul) e Miguel Crizel (Guaíba).

Texto: Fabiana Calçada