Catarina Paladini participa da abertura do 
13º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata


O deputado estadual Catarina Paladini (PSB) participou, na quarta-feira (20), da abertura do 13º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, realizada no Ginásio Alcides Tarasconi. O tema escolhido para esta edição foi 300 Anos de Bênçãos, numa referência aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e que tem um santuário em Nova Prata.

Autor do Projeto de Lei 483/2015, que reconhece o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata como de relevante interesse cultural e o insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado, Catarina destacou que valorizar as diferentes manifestações culturais é uma das ações de seu mandato na Assembleia Legislativa. “Nosso objetivo é preservar e divulgar as manifestações do folclore gaúcho e brasileiro, promovendo uma troca com a cultura de outros países. Trata-se de um evento que movimenta não apenas o universo cultural gaúcho, mas também a economia da região”, afirmou.


O prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, destacou a importância da ação do deputado para o município que se empenha em promover um dos melhores festivais culturais do Estado. “Para nós é uma alegria muito grande ver nosso trabalho reconhecido dessa forma. O deputado Catarina é parceiro da nossa cidade desde seu primeiro mandato legislativo, e suas ações sempre vem ao encontro do nosso desenvolvimento”, afirmou.

A primeira noite de espetáculos, que teve a presença do secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczunn (PSB), foi aberta pelo grupo Bailado Gaúcho, anfitrião e realizador do encontro, e contou com apresentações dos grupos Tumu Henua (da Ilha da Páscoa), La Agrupación Panamá Folklore, Ankara Cansu (Turquia), Ballet da Bolívia e Agrupación Folclórica Son Bareke (Colômbia).

Além do grupo Bailado Gaúcho, o 13ª Festival Internacional de Folclore tem apoio da Prefeitura de Nova Prata, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A expectativa é atrair 25 mil pessoas até o próximo domingo (25), quando encerra o evento.

Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Fernando Muller