Seminário “O trânsito que queremos – ações e perspectivas”
promoveu segunda edição de debates na ALRS




O tema “O trânsito que queremos – ações e perspectivas”, voltou a ser debatido no II Seminário Estadual Por Um Trânsito Mais Seguro, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa (FPDTS), presidida pela deputada Liziane Bayer (PSB), em parceria com o Conselho Estadual do Trânsito (Cetran/RS), e Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (28/08) no Plenarinho do Parlamento gaúcho.



O tema “As sequelas físicas resultado de acidentes com motociclistas” abriu o seminário com o painelista Luiz Roberto Marczyk, médico e professor da UFRGS, que explanou sobre o crescimento no número de mortes por acidente de moto, apontando que melhorias devem ser realizadas em relação a conscientização da população, motociclistas e motoboys, motoristas, gestores da saúde, médicos e os políticos em geral. Na sequência, o diretor geral do Detran/RS, Ildo Szilvelski abordou o tema “Trânsito e mobilidade segura nos municípios”. Logo após, o diretor de operações da EPTC/Poa, Fábio Berwanger Juliano, abordou o tema “Boas práticas no trânsito: ações que deram certo”, destacando algumas medidas de fiscalização que são realizadas pela EPTC, além de frisar que a mudança de comportamentos dos motoristas é essencial para uma busca por melhorias no trânsito.

A presidente da FPDTS, deputada Liziane, destacou que o trabalho realizado por meio de seminários e de outras ações conjuntas que com o apoio do Cetran/RS, tem como objetivo reduzir os índices de acidentes e oferecer suporte e alternativas para um trânsito mais seguro e humanizado. “A realização deste seminário é uma iniciativa que busca nos conscientizar a trabalhar ainda mais na busca de soluções para diminuir a tragédia do trânsito brasileiro”, avaliou a aprlamentar. O presidente do Cetran, Luiz Noé, destacou a questão de trabalhar com a educação, sendo um dos pontos poucos debatidos no Estado. Segundo ele, o processo educativo junto ao cidadão ainda precisa de mais incentivo dos órgãos e lideranças para que as mudanças necessárias passem a existir. Dentro deste tema, o diretor geral do Detran/RS, Ildo Szilvelski, também frisou durante sua apresentação no seminário, sobre a importância da intervenção pública na educação, mobilização e conscientização social para alcançar as mudanças necessárias para a formação de um trânsito que queremos.

O I seminário sobre o tema “O trânsito que queremos – ações perspectivas”, foi realizado em abril deste ano, reunindo gestores públicos que debateram sobre o tema, além de serem estimulados a implantar ações para contribuição na construção de um trânsito mais consciente, seguro e qualificado nas comunidades que representam. Participaram do seminário,  lideranças e autoridades do trânsito no Estado.





Texto: Kátia Fantin

Fotos: Elaine Martins e Adriana Schnitzer