Assembleia Legislativa pressiona por medidas 
para solucionar crise do leite


Pressionar a compra pública de leite em pó do Rio Grande do Sul, estabelecer interlocução com a Bancada Federal em Brasília para adoção de medidas contra importação do Mercosul, especialmente do Uruguai, e discutir os Decretos Estaduais nº 53.059 e nº 53.184 que prejudicam a cadeia produtiva do leite. Estas serão as tarefas do Grupo de Trabalho (GT) formado nesta quinta-feira (17) pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.

Integrante do GT com outros três parlamentares, o deputado estadual Elton Weber, defende a compra pública de 50 mil toneladas de leite em pó e a suspensão temporária das importações até que se estabeleça uma política de cotas para o Uruguai, como as existentes com outros países, como a Argentina. “Nós vivemos a pior crise econômica da história, de queda de renda e de consumo, importar leite do Uruguai só agrava a situação dos agricultores, causando um grande desestímulo.”

Segundo o diretor da Fetag-RS, Pedro Signori, os produtores de leite estão desesperados com a queda do preço, que chega a R$ 0,20 por litro. “A situação é gravíssima, o produtor investiu em qualidade, se estruturou e agora está frustrado.” Já o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, não vê perspectiva de melhora sem uma medida forte, de compra pública de estoques.

O subsecretário da Receita Estadual Mario Luiz Wanderlich informou que o Decreto nº 53.184, que garante diferimento de tributos para o leite em pó importado por indústria no Estado com destino a outras regiões do país, se encerra no próximo dia 30, o que resolveria um problema. O outro decreto, que dá diferimentos para importadores, segue em discussão. Contudo, em sua visão, eles não interferem no cenário. “Nosso problema no país hoje é que as pessoas estão sem dinheiro para consumir, temos 14 milhões de desempregados.”

A atividade leiteira envolve 1,5 milhão de pessoas no Estado. Dados da Secretaria de Comércio Exterior indicam que no primeiro trimestre o Brasil importou 35,4 mil toneladas de leite em pó e outros leites, 76% acima do mesmo período de 2016. A crise foi tratada essa semana em Brasília. O deputado Heitor Schuch fará parte de uma subcomissão da Câmara que investigará a crise no setor do leite.

Escrito por Patrícia Cardoso