Lançada Frente Parlamentar de 
Apoio à Extensão da BR-448 



No começo da tarde desta terça-feira (4), houve o ato de lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão da BR-448 no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto. A iniciativa do deputado Lucas Redecker (PSDB), conta apoio da bancada do PSB, representada pelo deputado Catarina Paladini.

O objetivo é garantir recursos junto ao governo federal para a extensão da chamada Rodovia do Parque nos lotes 2, que vai do Km 6, em Esteio, até a RS-240, em Portão, num total de 18,7 Km; e 3, ligando a RS-240, em Portão a BR-116 em Novo Hamburgo, num total de 12,9 Km. Inaugurado em dezembro de 2013, o lote 1 da rodovia liga o entroncamento da BR-116 com a BR-290, em Porto Alegre, até a BR-116 com a RS-118, em Sapucaia do Sul.


A Frente Parlamentar irá realizar reunião regionalizada com prefeitos, vereadores e lideranças. Após, haverá reunião com integrantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional, a fim de pedir o auxílio de deputados federais e senadores gaúchos para a mobilização e agendar audiência nos ministérios do Transporte e do Planejamento.

Representando o DNIT, Carlos Alberto Garcia Vieira explicou que o atraso no início da obra se reflete na BR-116. Contou que o órgão lançou o edital para o lote 2 ainda em 2013, mas houve alguns problemas no edital. Atualmente, conforme Vieira, o DNIT trabalha no estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. "Hoje a contratação está parada por falta absoluta de recursos", concluiu.

Também participaram do lançamento da Frente Parlamentar os deputados Any Ortiz (PPS), Zilá Breitenbach (PSDB) e Pedro Pereira (PSDB); prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região, além de representantes da Fiergs, Fecomércio, Sulgás, Comitê do Aeroporto 20 de Setembro, Federacom, CRM e Grupo Sinos  

Fonte: Com Agência de Notícias da ALRS/ Foto: Guerreiro