Em Passo Fundo, socialistas prestam contas 
dos mandatos e avaliam cenário para 2018


A Bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou na manhã de sábado (08), a interiorização de suas atividades no Plenário da Câmara de Vereadores, em Passo Fundo. O evento contou com a participação de cerca de 250 lideranças de 30 cidades da região, além dos deputados estaduais Catarina Paladini e Liziane Bayer, do deputado federal José Stédile, do vice-presidente nacional e presidente estadual da sigla, Beto Albuquerque, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Além de prestar contas dos mandatos, os socialistas avaliaram o momento político nacional e estadual e as reformas em tramitação na Câmara Federal. Na oportunidade, também foi apresentado dois painéis, dos 70 anos de fundação do partido e dos 100 anos do líder socialista Miguel Arraes. 

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Liziane Bayer falou sobre as ações de seu mandato e destacou o trabalho dos companheiros nos municípios. “Temos sempre valorizar os nossos quadros e as pessoas com quem convivemos, assim como a boa política praticada pelo nosso partido. Só tenho a agradecer a oportunidade e o acolhimento do meu partido para que possa desenvolver o meu projeto político”. O líder da bancada, Catarina Paladini, defendeu a construção de um novo modelo político para resgatar a credibilidade junto à sociedade. “Nunca mudamos os nossos princípios nestes 70 anos do partido. Continuaremos trabalhando de um jeito novo, mas sempre seguindo os princípios e o legado dos nossos líderes para melhoras as cidades e a vida das pessoas. Com respeito às diferenças, sem perder as nossas origens”. 

Representando a bancada federal, o deputado José Stédile reafirmou que o PSB gaúcho na Câmara tem lado. “Somos contra as reformas que estão tramitando e prejudicam o povo brasileiro. O objetivo do governo com a proposta da Reforma da Previdência, como está posta, irá privatizar a previdência e não salvá-la”, alertou destacando que este é o mesmo posicionamento do deputado Heitor Schuch. Stédile fez ainda uma avaliação da conjuntura nacional e criticou a Reforma Eleitoral. “O ‘distritão’, que elege os mais votados, não trará a renovação dos quadros políticos que a população deseja. Temos que dar chances a todos com condições iguais”, defendeu.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou que o PSB estadual e nacional tem sido parceiro das pautas e demandas do município e da Região e o crescimento da sigla. “O nosso partido precisa continuar crescendo e tenho a convicção de que com qualquer regra que venha com a nova legislação, o PSB irá reeleger e ampliar suas bancadas. O país vive um momento terrível, sem líderes. Nós aqui no Rio Grande do Sul somos privilegiados, pois temos Beto Albuquerque para nos representar em 2018 e uma mensagem positiva para que as pessoas saiam de casa e voltem a acreditar na política”.

Presidente do PSB, Beto Albuquerque encerrou as atividades destacando o trabalho dos deputados socialistas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. "Quero dizer que tenho esperança e que temos que ser porta-vozes do otimismo. O debate sobre o futuro do Brasil e do nosso Rio Grande está em pauta. As tarefas e deveres do PSB sendo construídos e os compromissos com os que mais precisam sendo reafirmados. Acreditamos na capacidade da gente brasileira, no combate a impunidade e corrupção, na gestão eficaz e transparente, na lava-jato sem privilégios para um ou outro. Precisamos reconstruir o Brasil aniquilado por Dilma e Temer, sócios do fracasso econômico, do desemprego de 14 milhões de brasileiros e da má gestão e corrupção”. 

Beto falou ainda da sua trajetória no PSB e do crescimento da sigla. "Estou sem mandato, mas tenho raízes profundas na construção desse partido, o que me torna cada vez mais comprometido com as nossas lutas", disse ao reafirmar que está preparado para representar os gaúchos no Senado e que a pré-candidatura ao cargo está lançada com o fortalecimento das lideranças das bases aliadas, com eventos em vários municípios para mobilizar o partido. “Que em 2018 tenhamos coragem e juízo de nos distinguir desta geleia geral que virou a política!”.

Também participaram da mesa, o prefeito de Três Palmeiras e vice-presidente da Famurs, Silvânio Dias, a prefeita reeleita de Santa Cecília do Sul, Jucene Peruzo, o vice-prefeito de Marau, Rui Gouveia, o vereador de Passo Fundo, Saul Spinelli, o presidente do PSB de Passo Fundo, Alexandre Rodrigues, e o coordenador bancada do PSB na Assembleia Legislativa, Mario Bruck.

Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Fernando Muller