Deputado Catarina Paladini homenageia
 16 anos de fundação da UERGS

O deputado Catarina Paladini (PSB) ocupou o Grande Expediente desta quinta-feira, dia 13, para homenagear os 16 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, instituição viabilizada através do empenho do ex-deputado Beto Albuquerque, em 2001. A unidade de ensino, que ocupa o terceiro melhor conceito em graduação das universidades gaúchas, surgiu para promover o desenvolvimento regional sustentável através de cursos diferenciados em relação àqueles oferecidos pelas instituições tradicionais de ensino superior.


O Parlamentar registrou o início da construção do projeto da Universidade por subcomissão da Assembleia que avaliou a viabilidade de criação e implantação da UERGS, em 2001 e que teve a liderança do então deputado, Beto Albuquerque, que a idealizou desde os tempos de estudante, em Passo Fundo, nos anos 80. A instituição da UERGS ocorreu no governo de Olívio Dutra, que esteve na homenagem. Em 2011, no seu primeiro mandato, Paladini presidiu comissão especial que acompanhou a situação da UERGS em suas sete regiões.

A UERGS tem registrados cinco mil alunos, um crescimento de 100% nos últimos cinco anos, “cumprindo papel idêntico ao de grandes instituições de ensino do Brasil que oferecem cursos adequados às necessidades regionais”, frisou Paladini, “isso significa que a matriz econômica-produtiva vai sendo qualificada e o Estado ganhará em resultados econômicos”. Destacou, ainda, o seu papel social e institucional. Possui 24 unidades com cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Vida e do Meio Ambiente, e Ciências Exatas e Engenharias.

Da tribuna, o parlamentar repassou os 16 anos de história, como a transformação de vínculo dos professores temporários para efetivos, a escolha dos reitores por votação e o Plano de Carreira dos Professores. A instituição reserva 60% das vagas em cursos de graduação para candidatos cotistas, destinando 50% para alunos de baixa renda, negros e índios, e 10% para pessoas com deficiência. Na terceira pontuação de conceito em graduação das universidades no Estado, de acordo com o MEC, ocupa a faixa 4 do Índice Geral de Cursos, cuja nota máxima é 5. “Vale dizer que somente 1,1% das universidades brasileiras atingiram a faixa 5”, elogiou.

São sete Campi e entre os projetos de destaque está o grupo de alunos, de  Engenharia de Computação, que receberam condecoração da ONU ao apresentar no Campus Party, em São Paulo, aplicativo que otimiza o consumo de água potável disponível em bebedouros públicos. Outra ação importante foi a participação de professores e estudantes de Ciência e Tecnologia de Alimentos, de Encantado, no Euro Food 2017, em Amsterdã, com projeto sobre reutilização de resíduos de pinhão e de suco de uva para extração de compostos bioativos a serem utilizados na indústria de alimentos e na agricultura. A preocupação com o meio ambiente é constante como ocorreu com a formação do Grupo de Agroecologia Gaia no projeto União pela semente Crioula, para o resgate dos “saberes tradicionais”.


A pesquisa é fundamental para a UERGS como ocorreu na análise e manejo de sistemas socioecológicos e no projeto para fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado. Conforme destacou Paladini, em 2017 o município de Tapes sediará o maior evento acadêmico da UERGS, a sétima edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, para divulgação de projetos de iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação, desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação. “Estas informações demonstram o impacto e contribuições da UERGS para o desenvolvimento local e regional”, afirmou, antecipando que vai acompanhar, junto ao governo estadual, a solicitação de concurso para novos 86 professores.