Burocracia em agroindústrias e regularização 
fundiária preocupam agricultura familiar



A legislação e a burocracia que inviabilizam a operação de agroindústrias familiares no Estado lideraram as preocupações expostas por dirigentes do movimento sindical durante o roteiro realizado pelos deputados estadual Elton Weber e federal Heitor Schuch entre os dias 17 e 21 deste mês.

As reuniões em 10 regionais contaram com a participação de representantes de 150 Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) ligados à Fetag-RS. “Precisamos realizar uma ação conjunta com entidades como Fetag e Famurs para discutir a simplificação da burocracia e, assim, evitar que muitas agroindústrias caiam na informalidade”, antecipou Weber. 


O roteiro evidenciou também a urgência na regularização fundiária da agricultura familiar, na modificação da regionalização dos partos determinada pelo governo estadual e na normalização do repasse de recursos para os institutos federais de educação, que enfrentam dificuldades em continuar funcionando no Estado. “Nossos encontros foram muito importantes para nortear o trabalho neste segundo semestre na Assembleia Legislativa”, avaliou Weber.Foram visitadas as regionais Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Centro Serra, Santa Maria e Quarta Colônia, Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari, Alto Jacuí e Passo Fundo, além de Serra e Vale do Caí.

Na próxima semana, Weber participará de comemorações do Dia do Colono e do Motorista em Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. A data é comemorada oficialmente no dia 25. A Assembleia Legislativa retorna do recesso no próximo dia 1º de agosto.