Weber defende que governos priorizem recuperação de municípios atingidos por temporais 



Na presença de dezenas de prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas chuvas das últimas semanas, na Famurs, em Porto Alegre, o deputado estadual Elton Weber (PSB) defendeu que os governos priorizem o atendimento de medidas de socorro aos atingidos pela chuva como a homologação de um decreto coletivo de emergência, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o repasse de 200 milhões para auxilio emergencial. Ele propôs que a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa atuem no sentido de garantir que isso ocorra, inclusive obstruindo votações em Plenário. “Todo o trabalho do parlamento tem de ser no sentido de pressionar para que a solução deste drama seja prioridade dos governos.”


Segundo o deputado, a produção leiteira sofre com a destruição de pastagens, os danos se acumulam na produção de hortifrutigranjeiros e dados indicam que haverá recuo na área cultivada com trigo no Rio Grande do Sul. Levantamento atualizado ontem pela Famurs indicam que o prejuízo com os temporais chegam a R$ 339 milhões, quase o triplo do valor verificado no último dia 4, quando pesquisa da federação apontava perdas de R$ 117 milhões.


O encontro na Famurs foi convocado para encaminhar demandas ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que passou parte da segunda-feira sobrevoando a região da Fronteira Oeste, muito atingida. No começo do mês, o governador José Ivo Sartori também recebeu uma lista com pleitos, entre os quais a homologação do decreto estadual de emergência e pagamento de atrasados da área de saúde para os municípios em situação de emergência, além de recuperação de estradas e cedência de maquinário. Nesta segunda-feira, 151 cidades permaneciam em situação de emergência.

Texto e foto: Patricia Meira