Socialistas debatem sobre Reforma Política


A Bancada do PSB na Assembleia Legislativa do RS realizou, nesta quinta-feira (22), mais um seminário temático. O encontro, realizado no Plenarinho da Casa, debateu as principais propostas da Reforma Política, com a presença de lideranças do partido.

Na abertura, o líder da Bancada, deputado Catarina Paladini, destacou a importância das mudanças que virão com a reforma para o país. “É latente esse sentimento de mudança no cenário político eleitoral e a necessidade de reforma política no país. Entretanto, de dois em dois anos o que temos é apenas uma reforma eleitoral, paliativa e que nunca resolve. Com certeza haverá desdobramentos, teremos que ter muita responsabilidade e esse fórum de debates só vem contribuir para isso”.


Logo após a abertura, o coordenador da Bancada, Mário Bruck, fez uma apresentação sobre o anteprojeto de Lei que tramita na Câmara, a PEC 282/2016 e a PEC 77/2003, que unifica as eleições no país e uniformiza a duração dos mandatos para todos os cargos. Os socialistas também debateram os sistemas eleitorais, financiamento eleitoral e partidário, filiação partidária e domicílio eleitoral, coligações, cláusula de barreira, fidelidade partidária e a possibilidade de constituir federações. “Nosso principal objetivo é contribuir com o tema, explicando às nossas lideranças os principais pontos que estão em discussão e encaminhando sugestões”, afirmou Bruck.

Saiba mais aqui