Deputado Catarina Paladini representa AL na abertura da Fenadoce 



O deputado Catarina Paladini (PSB) representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na solenidade de inauguração oficial da 25ª Fenadoce, dia 02 de junho, e  que se realiza em Pelotas, desde 31 de maio até o dia 18 de junho. Ele salientou em seu discurso, a evolução do evento e parabenizou os empresários pelotenses já que outros eventos do Estado não serão feitos devido a crise econômica no Brasil.


Catarina Paladini destacou o sucesso da Fenadoce em nível nacional e entre os países do Mercosul. O público deve chegar a mais de 300 mil visitantes nesses 19 dias de realização do evento. Este ano, o tema é "Doce: A nossa grande história" que focaliza a vida das doceiras de diversas etnias, que há séculos iniciaram a tradição do doce de Pelotas e se mesclam com a história cultural do município.




O parlamentar explica que a sua pauta na Assembleia busca satisfazer os interesses de infraestrutura e desenvolvimento da Metade Sul. Neste particular, ele destaca os esforços para que o Polo Naval em Rio Grande e São José do Norte sejam retomados. Sugere que os empresários assumam os investimentos no polo naval já que os recursos públicos foram interrompidos. “A manutenção e geração de empregos precisam ser garantidos”, enfatizou. Paladini explicou ainda que a sua atuação tem procurado viabilizar ações que contribuam para a recuperação da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios, a Cosulati, que agrega mais de 25 mil trabalhadores em 45 municípios da zona sul do Estado. “É fundamental que a Cosulati retome o nível de produção para que toda a cadeia do setor tenha bons resultados e apresente crescimento a curto prazo.

O deputado lembra ainda que não mede esforços para a conclusão das obras de duplicação da BR-116, no trecho entre Guaíba e Pelotas e a continuidade de pressão, junto ao governo Federal, para que mantenha a liberação de recursos, como ocorreu recentemente na liberação de R$ 39 milhões. Por fim, Paladini destacou o seu projeto de criação da Região Metropolitana da Zona Sul que atingirá os 22 municípios da Azonasul. Essa nova Região que consta do seu  Projeto de Lei 252, de 2013, que tramita na Assembleia, vai proporcionar que os municípios recebam estruturas e ações públicas abrangentes e qualificadas porque deixarão de ser tratados individualmente já que serão inseridos em uma região.


Texto: Flávio Valente