Deputado Catarina Paladini entrega pedido de revisão do Decreto da Carne ao Governo



Cerca de 10 mil assinaturas e as reivindicações do setor de carnes no Estado foram entregues ao chefe da Casa Civil, Fábio Branco, do Governo do Estado, no começo da tarde desta quarta-feira, dia 28 de junho, no Palácio Piratini. O deputado Catarina Paladini viabilizou a entrega depois da realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, proposta por diversos parlamentares e contou com a participação de cerca de 300 profissionais do setor da carne do Estado. Todos desejam a revisão do Decreto Estadual 53.304/2016 que regulamenta normas de produção e comercialização de carnes e derivados.

O tom das manifestações se concentram no excesso de rigor de normas de produção e comercialização que, segundo diversos açougueiros, poderá significar perda de competitividade e desemprego. O chefe da Casa Civil, Fábio Branco, garantiu que o Governo do Estado vai examinar o teor do Decreto e garante que a ideia é gerar trabalho e renda para todos. Da audiência pública, ficou definida a proposta de revogação do Decreto e formação de grupo de trabalho, com a participação de todos que estão inseridos na área.

Os deputados, durante a audiência, saborearam churrasco, assado na praça da matriz, pelos açougueiros. O aperitivo simbolizou a boa qualidade da carne fresca já que entre os pontos polêmicos do Decreto está a necessidade de embalar a carne depois de ser porcionada.

Texto: Flávio Valente