Bancada do PSB presta conta dos mandatos 
em encontro na Zona Sul do Estado



A primeira interiorização do ano da Bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Assembleia Legislativa ocorreu no sábado (24), em Pelotas. A atividade, que tem como objetivo promover a aproximação dos mandatos socialistas às demandas e realidades regionais e divulgar os eventos comemorativos aos 70 anos de Fundação do PSB e os 100 anos de Miguel Arraes, reuniu cerca de 300 pessoas dos 22 municípios que integram a Zona Sul. O encontro ocorreu no auditório da Fenadoce, com a presença do vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, do deputado federal José Stédile, prefeitos, vereadores e dirigentes regionais, além dos deputados estaduais Catarina Paladini e Liziane Bayer, do coordenador da Bancada, Mário Bruck, e do coordenador da Fundação João Mangabeira, Gildo Silva. 


A deputada estadual Liziane Bayer, saudou os presentes e falou da alegria em desempenhar o seu trabalho enquanto parlamentar. “O PSB é o partido que escolhi e estou comprometida para trabalhar pelo povo”. A vice-presidente da Assembleia Legislativa também chamou a atenção do público e dos colegas para refletir sobre o exercício de fato da cidadania, baseada numa conduta norteada por princípios e valores. "Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para cumprir a nossa missão e deixar o nosso legado com boas marcas. Porque é disso que as pessoas estão carentes: de cidadãos de bem deixando bons exemplos", finalizou.

Líder da bancada e anfitrião do evento, o deputado Catarina Paladini, fez uma prestação de contas do mandato e uma análise do momento político atual. “Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com o projeto de partido que Eduardo Campos e Miguel Arraes deram a vida construindo. Queremos fazer a diferença para a vida dos gaúchos, apesar de sermos apenas três deputados socialistas para os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Esse encontro tem uma característica particular pela qualidade de agentes políticos presentes. A vida está nos municípios e o PSB quer gestões comprometidas com as pessoas e as cidades”, defendeu. 

O deputado federal José Stédile fez uma análise da conjuntura política nacional e reafirmou a posição do PSB gaúcho contra as reformas da Previdência e do Trabalho. Stédile também relatou que há um acordo em Brasília para votar no próximo dia 12 de julho a Reforma Política. Neste sentido, criticou a polêmica proposta do 'distritão', que altera por completo o sistema eleitoral brasileiro, elegendo os candidatos mais votados. “Para a próxima eleição é esperada a maior mudança de deputados da história. Se aprovado o ‘distritão’, não teremos renovação. Serão os de sempre no poder”, alertou. 

Para o vice-presidente nacional do PSB e presidente estadual da sigla, Beto Albuquerque, o encontro também demonstrou a organização socialista para o processo eleitoral de 2018. Beto fez uma avaliação do cenário político nacional e estadual, das estratégias da sigla para o próximo ano e reafirmou que está preparado para disputar a majoritária e o PSB para reeleger seus e deputados e ampliar suas bancadas. “O melhor discurso socialista é o exemplo e nós podemos nos orgulhar dos nossos deputados na Assembleia e na Câmara, assim como dos nossos vereadores e prefeitos”. Ele também defendeu que em época de crise e descrença, a missão dos socialistas é ascender a esperança. “Tem muita coisa que está errada, mas há muita coisa certa. Viemos aqui reafirmar a esperança no país e no nosso partido, que é a soma de todos nós".

Logo após, o coordenador da Bancada, Mário Bruck, fez uma breve apresentação dos ações desenvolvidas nos mandatos dos deputados e dos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa. “Nossa intenção é que com essa troca de informações possamos construir mandatos e políticas públicas com a contribuição de representantes de todas as regiões do Estado”. Para encerrar o evento, o coordenador da Fundação João Mangueira, Gildo Silva, apresentou um resgate dos 70 anos de Fundação do PSB. 

Também participaram da mesa, a prefeita de Cristal, Fábia Ritcher, o prefeito de Chuvisca, Joel Subda, e o vereador de Pelotas, Toninho Peres, representando os demais prefeitos e vereadores presentes. A próxima interiorização da Bancada acontece em Passo Fundo, no dia 08 de julho.

Foto: Elaine Martins