Weber reforça protagonismo da agricultura
 familiar na abertura da Fenasul/Expoleite 


O Rio Grande do Sul terá um concurso para estabelecer um ranking dos melhores produtores de leite do Estado e premiar os melhores. A inciativa foi informada ontem, durante a abertura oficial da 13ª Fenasul e da 40ª Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, pelo secretário da Agricultura, Ernani Polo. Integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) avalia que a iniciativa será um estímulo para o segmento. “Será um importante mecanismo de valorização dos produtores, que precisam motivação num mercado de tantas oscilações, na maioria das vezes, danosas aos agricultores.”


Weber representou a Assembleia Legislativa na abertura oficial da feira e também na inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, que pela primeira vez terá um espaço exclusivo para a venda de produtos coloniais. E salientou o papel de protagonismo do setor. “A agricultura familiar é a mola propulsora da produção de alimentos neste país. Além de ser responsável por 70% do que vai para a mesa dos brasileiros, gera renda, emprego e evita a migração do campo para a cidade.”

 Nesta edição um total de 20 agroindústrias ligadas à Fetag-RS estão presentes em Esteio, oferecendo produtos como queijo, salame, vinho e sucos. Weber enalteceu o trabalho desenvolvido pelos agricultores e disse que espera que o novo espaço garanta bons negócios.  O pavilhão possui cobertura e é exclusivo para o segmento, ao lado do Setor de Máquinas. O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli, lembra que será uma ótima oportunidade para os visitantes adquirirem produtos de qualidade e com procedência.

 Antes das inaugurações, o deputado participou do ato de assinatura da criação da câmara setorial da noz-pecã e do lançamento de um programa de estímulo ao setor. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, destacou o alto valor agregado da cultura e a importância de que a cadeia produtiva se organize para que os negócios prosperem. A Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) também estão apoiando a Fenasul/Expoleite que segue até domingo com extensa programação. O acesso de carro ocorre pelo Portão 7 e de pedestres pelo Portão 1. O ingresso é gratuito, assim como o estacionamento. São esperados 30 mil visitantes.

Texto e foto: Patricia Meira