Weber defende aperfeiçoamento do 
sistema de inspeção animal no Estado



Ao participar da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que tratou da modernização do serviço de inspeção e de fiscalização dos produtos de origem animal no Estado, nesta quinta-feira (4), o deputado Elton Weber (PSB) defendeu o aperfeiçoamento do sistema onde a atribuição é dos fiscais agropecuários. O parlamentar ressaltou que faltam profissionais para acompanhar o crescimento da demanda. E salientou que há modelos interessantes que podem embasar a discussão, como o de Santa Catarina, onde profissionais privados atuam na inspeção e o sistema público audita o trabalho. Também citou os consórcios municipais como uma alternativa na agroindústrias familiares. “Respeitamos o trabalho dos fiscais, mais todo sistema pode evoluir, a intenção é que façamos isso, sempre resguardando qualidade e sanidade”, frisou Weber.


Durante a audiência, a presidente da Afragro, Angela Antunes, lembrou que a inspeção gaúcha é considerada referência no país. Ela acrescentou que não é contra a modernização, mas rejeita a terceirização dos serviços. Já o diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Antônio Carlos Ferreira Neto, informou que o Estado pretende dobrar o número de agroindústrias habilitadas pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), chegando a 38 estabelecimentos. O Susaf foi regulamentado em 2012.

A audiência pública contou com a participação da coordenadora de mulheres da Fetag-RS, Lérida Pavanelo e autoridades da Secretária da Agricultura, do Ministério da Agricultura, Conselhos Regional de Medicina Veterinária, universidades e entidades representantes de agricultores.

Escrito por Patrícia Cardoso