Frente Parlamentar da Erva-Mate discute projetos


A Frente Parlamentar da Erva-Mate da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), se reúne nesta quarta-feira (10), às 10h, em Porto Alegre. Em pauta, a formulação de dois projetos cuja sugestão partiu do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).    

Uma das propostas é tornar o município de Palmeira das Missões berço da erva-mate no Estado. A outra sugestão é a criação de uma legislação especifica sobre a preservação das árvores nativas de erva-mate remanescentes da floresta nativa que ainda restam em áreas de lavouras, pastagens e em matas nativas. A mesma proposta disciplina o manejo da erva-mate plantada em sub-bosque da floresta nativa com objetivo de garantir ao agricultor a implantação, manejo e colheita de áreas plantadas em erva-mate.


A criação destes projetos começou a ser discutida no âmbito na Frente durante a Expoagro Afubra 2017, em Rio Pardo, e tem continuidade agora. De acordo com o deputado, com a nova legislação deve ser possível adequar o manejo de ervais em áreas de mata nativa. A Frente foi oficializada na Expointer 2016 e desde então trabalha em prol do setor.

Texto: Patrícia Meira/ oto:Elaine Martins