Deputada Liziane Bayer homenageia os 50 anos do Conselho Regional de Odontologia



A deputada Liziane Bayer (PSB) homenageou, no período do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (9), os 50 anos do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul. A parlamentar falou sobre a importância da profissão de odontólogo para a sociedade e da necessidade de as pessoas se reposicionarem em relação à questão da saúde bucal. “Homenagear os que servem é um dos segredos da vida, dever de consciência e gratidão. Mais do que uma celebração, a Assembleia Legislativa mostra o seu reconhecimento a uma organização composta por pessoas que se dedicam a servir”, afirmou a parlamentar ao iniciar o seu pronunciamento.

A deputada traçou um panorama histórico da evolução da profissão do século XVI, período em que prevaleciam práticas pré-científicas exercidas por pessoas com habilidades manuais, passando pela criação das primeiras faculdades de Odontologia no Brasil, ainda no Império, e chegando ao ano de 1964, quando foram criados o Conselho Federal de Odontologia e os conselhos regionais. As entidades, segundo a parlamentar, foram concebidas para zelar pela ética profissional e fiscalizar o exercício da profissão, além de desenvolver eventos para dar visibilidade à profissão, alavancar o mercado de trabalho e promover campanhas educativas voltadas à população.

Ela lembrou que o exercício da Odontologia no Brasil ficou por muito tempo nas mãos de escravos e, mais tarde, nas de barbeiros. Em 1811, foi expedida a primeira carta de dentista, depois da instalação da família Real no Brasil, que dava o direito de extração de dentes, mas não fazia alusão a outras operações cirúrgicas ou protéticas. Já em 25 de outubro de 1884, uma alteração nos estatutos das faculdades de Medicina no Império, denominada Reforma Sabóia, permitiu que a Odontologia formasse um curso anexo. Com isso, as faculdades de Medicina do Império, do Rio de Janeiro e de Salvador passaram a ser compostas por um curso de Ciências Médicas e Cirúrgicas e por três cursos anexos: Farmácia, Obstetrícia e Ginecologia e Odontologia. A data ficou conhecida como o Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro.

Importância Social

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul foi fundado em 20 de abril de 1967 e teve como primeiro presidente o cirurgião dentista Paulo Oliveira Chaves. Hoje, a entidade conta com mais de 30 mil inscritos.

Ao abordar a importância social da profissão, a socialista citou duas pesquisas de opinião, realizadas pelo Instituto Datafolha. Num dos levantamentos, o cirurgião dentista recebeu nota 9 dos entrevistados e, em outro, aparece como a segunda profissão mais confiável do Brasil.

Liziane salientou também que o Portal do CRO/RS na Internet oferece diversos serviços on-line tanto para os odontólogos quanto para a população em geral.

Os deputados Elton Weber (PSB), Eduardo Loureiro (PDT), Vilmar Zanchin (PMDB), Tarcísio Zimmermann (PT), Sérgio Peres (PRB), João Fischer (PP), Pedro Pereira (PSDB), Missionário Volnei (PR), Ronaldo Santini (PTB) e Juliano Roso (PCdoB) também se manifestaram por meio de apartes.


Texto: Olga Arnt / Foto: Elaine Martins